Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História de Criação do Município de Sussuapara-PI

por Interlegis — última modificação 22/08/2017 09h46
Localiza-se a uma latitude 07º02'36" sul e a uma longitude 41º23'02" oeste, estando a uma altitude de 240 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5 483 habitantes. Possui uma área de 208,72 km².

Em 1993, começou o movimento de criação do Município de Sussuapara-PI. O Senhor Daniel Messias de Moura Fé, Francisco Luz, Miguel Ferreira da Rocha, Francisco Carvalho Moura, José Pereira Neto, Francisco Araújo de Moura Fé, Domerval de Sousa Luz, Francisco Pedro Leal, Valdemar de Moura Batista, Expedito Antônio da Silva, Francisco das Chagas Moura e outros. que em reuniões,nos povoados Melancias, Santa Luzia, Conselhos, Tamburil, Abóboras, Novo Paquetá e outras localidades, em consentimentos com os membros foram colhidas assinaturas em abaixo assinados da população o que acarretou mais de centenas de assinaturas em prol da Emancipação Política do Município e fora entregue ao Deputado Fernando Monteiro com memorial descritivo elaborado por Domerval Luz e fizeram juntada ao requerimento também de sua autoria, sendo votado pelo Plenário da Assembleia Legislativa e aprovado. Depois de aprovado o requerimento seguiu para as comissões e ao Tribunal Regional Eleitoral ocasionando um plebiscito em Outubro de 1995 que determinou a Criação do Município de Sussuapara por larga maioria de votos.

O então Governador Mão santa, assinou a lei 14.810 de 14 de Dezembro de 1995 criando o Município de Sussuapara-PI, a primeira eleição do município foi em 1996, tendo três candidatos ao cargo de Prefeito e saindo Vitorioso o candidato Miguel Rocha. A Câmara Municipal de Sussuapara-PI, composta por 9 Vereadores, teve como seu Primeiro Presidente o Senhor Francisco Pedro Leal.

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
Pesquisa de Opinião